Home > # Partiu com Lilica > TRANCOSO, ARRAIAL D’AJUDA

TRANCOSO, ARRAIAL D’AJUDA

Em tempo de crise, temos que pensar duas vezes antes de programar uma viagem, então, que tal começarmos pelo mais próximo, mais simples, mais rápido e mais viável?

Sim, BAHIA!

Estive por duas vezes no “litoral Baiano”, viagens curtas de uma semana e de carro, embora morasse ainda no Rio de Janeiro, a Bahia é um Estado estratégico para quem vive aqui em Jampa também, pela possibilidade de se viajar de carro, não precisa de um planejamento tão extenso. Como acontece em quase todas as minhas viagens, tudo aconteceu sem muito planejamento, simplesmente arrumei o carro e “Parti”.

A primeira vez, fui no mês de Julho para fazer um turismo especifico, o “avistamento” das baleias JUBARTES e de quebra mergulhar em ABROLHOS, e acredite, foi um dos passeios mais incríveis que já fiz, mas a sugestão desse roteiro e as aventuras dessa viagem eu vou deixar para Julho ok?

A segunda vez a viagem aconteceu em Dezembro, pouco antes do Natal, queria ir para TRANCOSO, descobrir o que acontecia por lá e porque tanta gente “bacana” queria ir para Trancoso.

Chegando lá, a hospedagem foi incrível, fiquei no HOTEL BOUTIQUE, muito legal, onde tudo inspirava arte, não me recordo o nome exato, mas se procurar nos meus guardados certamente encontrarei.

A pousada era de pouco luxo, mas o valor, como tudo em Trancoso, era alto. Os quartos, apesar de decorados não eram muito confortáveis, mas também quem esta de férias no Litoral não esta querendo ficar no quarto. Me recordo que um risoto do renomado chefe custava em 2013 R$ 60,00, e a quantidade que vinha não satisfazia nem uma criança.

Trancoso é um charmoso vilarejo, onde tudo gira em torno do quadrado, uma praça no centro da cidade onde reúne antigas casinhas de pescadores que hoje se transformaram em lojinhas, bares, restaurantes.

A magia fica por conta dos passeios que qualquer lojinha de turismo oferece, como canoagem, passeio de quadriciclo, além disso tem as praias, entre as quais a mais famosa é a praia do espelho. De fato, a praia do espelho é linda e os passeios são legais, bom para casais e também para família, uma vez que não tem nada de muito radical, podendo as crianças praticar com segurança.

Mas o melhor ainda estava por vir. Pegamos estrada rumo a Arraial d’ajuda, sem nenhuma expectativa, pois nossa intenção realmente era conhecer Trancoso. Ao chegar em Arraial d’ajuda tivemos uma grata surpresa, o lugar era simples, os preços bem mais modestos que o de Trancoso e o melhor, LINDOOOOOOOO!

A rua Mucugê que já foi considerada a mais charmosa do Brasil estava toda decorada com luzes natalina, um espetáculo de se ver, parecia uma pequena Búzios, ruas de pedras becos e vielas super charmosos com restaurantes bacanérrimos e preços acessíveis, AMEI ARRAIAL! Lá era possível comer rodízio de pizza por R$ 11,90, acreditam? Claro que no meio da praça num lugarzinho bem popular, onde rolava uma feirinha de artesanato local.

Foi lá que fizemos uma super trilha de quadriciclo, muitooooooo legal, cheia de adrenalina, fomos em algumas praias, passamos por uma cidade entre arraial e Trancoso onde a cultura indígena é super presente, vale a pena da uma espiada, muito interessante e fácil de chegar, pois tem um totem da tribo na entrada da ruela, que da direto no mar, um por de sol inesquecível.

Enfim, atirei em Trancoso e acertei em cheio em Arraial d’ajuda, super recomendo, lugar lindo, com clima de férias, bom para romance, para família, para todo mundo, preços honestos e o melhor de tudo, pertinho de Jampa, pode ir de Carro.

Então, esta esperando o que? Faz as malas e pé na Estrada, Arraial é perto, é barato e é incrível.

Boa Viagem!

O que levar: Shorts,maiô, Biquíni, uma casaco básico e leve, tênis, sandália, camisetas, roupas confortáveis e frescas, repelente, chapéu e muito protetor solar.

Onde ir: Na rua principal tem uma operadora de turismo que te apresenta e te leva aos melhores points de Arraial e redondezas, inclusive Trancoso, que também recomendo conhecer, porem, é melhor montar sua base em arraial porque os preços são bem mais acessíveis.

Sites interessantes:

http://viagenscinematograficas.com.br/

http://www.ruadomucuge.com.br/

www.arraialdajuda.tur.br/praias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *