Home > EXPLORE > Cotidiano > Crianças desaparecidas na praia: O que fazer?

Crianças desaparecidas na praia: O que fazer?

Férias e praia, combinação perfeita para os pais e a criançada. É o momento mais esperado do ano na maioria das famílias, é nesse momento que podemos reunir toda a família e a criançada, mas nem sempre esses passeios para locais com muita gente se tornam perfeitos, quando nos referimos a criança perdida. Nesta idade é bem fácil que as crianças se percam, principalmente em praia e piscina. Quem é que já não ouviu, até mais do que uma vez, os salva-vidas noticiarem que uma criança está desaparecida? Antes que o seu filho também se perca aprenda a evitá-lo e, sobretudo, a agir se ele desaparecer.

Durante essa fase todos nós já nos perdemos pelo menos uma vez: no supermercado, na praia, na rua. Mas, felizmente, os nossos pais nos encontram ligeiramente. Mesmo que seja somente por cinco minutos, para as crianças assemelhar-se a uma eternidade. É quase impossível que não perca o seu filho de vista por breves momentos. Por isso, sempre que sair pela rua ou a algum lugar público lembre a criança de que não se deve separar de si. Persista na seguinte ideia “Se você vai embora, eu fico triste e não sei onde te encontrar”.

Quando forem a praia mantenha o seu filho ocupado e sempre por perto para que ele não se afaste. Leve divertimentos que mantenham a criança entretida (baldes, pás, e até uma piscina na areia). A melhor hora para ir com uma criança à praia é ao começo da manhã ou ao final da tarde. Nesses momentos o sol é menos prejudicial e você pode aproveitar melhor da areia e da água, com menos gente na praia e, dessa forma, será mais difícil perder a criança de visão.

Como evitar que seu filho desapareça

Vista o seu filho com roupas coloridas (fato-de-banho, chapéus, etc.) para que seja mais fácil ser identificado no meio da multidão. As crianças necessitam andar sempre com um papel que diga o seu nome, nome dos pais, endereço e o número de telefone. No entanto, como a praia é um lugar bastante complicado para que uma criança tenha um papel, terá de optar por ensinar-lhe, muito bem, a dizer o seu nome completo, e telefone de contato.

Como agir se o seu filho se perder?

Por ocasiões basta virar-se para tirar o protetor da bolsa e quando se volta a criança desapareceu. Por mais que busque imediatamente, o facto de a praia estar cheia de gente torna quase impossível localizar uma criança pequena. Nesse momento, é bem difícil, mas tente sempre manter a calma:

– Primeiro de tudo acalme-se. Logo em seguida vá ao posto de vigilância mais próximo e diga aos socorristas o que aconteceu.

– Junte todas as pessoas que foram como você à praia para procurar a criança. É bem possível que ela esteja por perto geralmente, quando as crianças entendem que estão perdidas ficam quietas e começam a chorar.

– Quando encontrar o seu filho, já em casa, e mais tranquilos, explique-lhe que não deve afastar-se porque pode voltar a se perder.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *