Home > EXPLORE > Saúde e Bem Estar > O que a língua diz sobre nossa saúde

O que a língua diz sobre nossa saúde

“Sem ela, não sentiríamos o sabor da comida nem conversaríamos com os amigos. E fique sabendo que esse órgão além disso tem muito a dizer a respeito da nossa saúde.”

A língua convive nos extremos. Só notamos ela na dor ou no prazer. Quanto tormento sentimos ao mordemos a língua sem querer. Quanta alegria em um beijo apimentado. Esse músculo (sim, músculo) desempenha uma função tão discreta como essencial: atuando na quebra e digestão dos alimentos, na coordenação da fala e além disso serve como espelho do resto do organismo. Podendo assim apontar circunstâncias mais triviais como uma febre ou avisar até mesmo sobre quadros sérios como anemia, gastrite e diabete.

Estomatologia é uma particularidade da odontologia voltada a buscar tudo o que diz importância as texturas da boca, maioria das pessoas caem na pegadinha de pensar que tinha a ver com estômago. Acontece que o aspecto da língua não deveria ser observado só na cadeira do dentista. Mesmo que a ciência ainda não saiba esclarecer em minúcias, uma série de enigmas sistêmicos se sai por alterações nessas estruturas. É o caso da anemia, podendo ser fruto de uma ausência de ferro ou vitamina B12.

O surgimento de manchas ou placas brancas é mais um sinal de alerta. Pode ser sinal de uma infecção fúngica, como a candidíase, ou de uma insuficiência na imunidade, caso mais comum entre pessoas com HIV. Acontece que, muitas vezes, essas características constituem apenas uma deposição de saburra, camada de resíduos gerados pelas próprias papilas e restos de alimentos – nada que uma boa higiene bucal não remova.

Em qualquer um dos casos citados, é indispensável procurar um médico especialista e não tratar qualquer tipo de doença apenas com base na avaliação da língua. Este tipo de exame é apenas auxiliar e também não deve ser feito em casa, sem orientação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *