Home > EXPLORE > Cotidiano > Volta as aulas

Volta as aulas

Final do mês de janeiro esta chegando, isso significa férias acabando, e é hora de voltar a rotina escolar e isso não é uma das tarefas mais fáceis. É bastante comum crianças e jovens terem dificuldades para voltar no ritmo escolar após passar as longas férias de verão distante de tudo isso, seja férias em casa ou viajando. Com isso eles tem horários para dormir e acordar, atividades agendadas, alimentação correta, e é claro, das tarefas de casa, e estudos para provas, isso exige uma readaptação não somente deles mas também de todos os familiares.

Para fazer com que essa volta as aulas, fique menos cansativa, a Psicóloga Kátia Crispim, da dicas aos pais para a rotina não ficar estressante nesses primeiros dias. A dica é: os pais fazerem com que seus filhos voltem a ter a rotina escolar uma semana antes das aulas começarem, para eles irem se acostumando de volta e terem horários para tudo, e se organizar para que nada atrapalhe os estudos e o lazer.

É muito importante que seu filho comece o ano bem motivado. O primeiro passo é tranquilizá-lo, já que um novo ano costuma ser a causa de muita ansiedade. “Os amigos serão os mesmos? E se forem novos colegas, eles vão gostar de mim? Quem serão os novos professores? Será que vou gostar das matérias da nova série?”. Essas e outras perguntas estão na cabeça da molecada quando chega a hora de voltar para a escola.

A volta às aulas precisa ser mostrada como empolgação de todos os envolvidos nesse processo. Cada família se prepara de uma forma, a expectativa de frequentar pela primeira a vez a escola ou até mesmo a mudança de colégio e o estabelecimento de novas amizades. “Os pais devem colocar os filhos no ambiente de estudo, na compra dos materiais e do uniforme. Sempre de maneira descontraída para que o vínculo com o retorno às aulas vá sendo despertado naturalmente”, explica a psicóloga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *