Home > EXPLORE > Comportamento > Ansiedade Infantil

Ansiedade Infantil

Uma dúvida sempre presenta na vida de papai e mamãe… será que estamos tornando os pequenos cada vez mais impacientes? Entenda quais os efeitos disso, e o que você pode fazer para ajudá-los a serem menos ansiosos.

Para quem é papai e mamãe, já deve ter passado por aquela cena clássica de família, em um momento de jantar no restaurante, quando a criança está sozinha e fica completamente perdida a conversa, brincando com algum joguinho, ou desenho no celular? Ou aquele momento no supermercado que você coloca qualquer coisa no carrinho, só para o pequeno parar de chorar. Pois é, elas acontecem bastante.

Fazer birra é um comportamento natural das crianças, enfim, faz parte da infância avaliar os limites. com o uso cada vez mais frequente da tecnologia está cada vez mais fácil ao alcance das mãos, com isso a paciência está ficando mais difícil de aparecer. Estamos vivendo um uma época, que tudo é resolvido em apenas um clique.

Os progressos tecnológicos fazem com que as crianças cresçam em um mundo em que as coisas ocorrem na hora em que elas querem. Não necessitam esperar o desenho que vai passar com hora marcada na TV, elas podem assistir na hora que querem, em qualquer plataforma digital disponível.

E é sempre bom lembrar: o comportamento de uma criança na rua, na escola, nos restaurantes em qualquer ambiente fora de casa é apenas um reflexo de como ela vive em casa e, claro, de como os pais se comportam.

Então, é importante ter consciência de que a paciência precisa ser ensinada. Uma criança que é ensinada a esperar, ao mesmo tempo se torna uma criança mais educada, pois sabe entender que o mundo não gira ao seu redor, assim, crescendo menos individualista e vivendo melhor em sociedade. 

Ela aprende, por exemplo, que é necessário deixar as pessoas entrarem e saírem de qualquer local antes de entrar, e que tudo passa por um processo antes de acontecer, a comida não fica pronta em segundos e não vamos à praia de uma hora para outra. Tudo leva seu devido tempo e é preciso saber lidar com isso.

Chegar a um equilíbrio é fundamental e trabalhar a ansiedade aos poucos dentro de casa é um caminho para criar filhos mais pacientes e preparados para viver bem em sociedade.

Crédito de Imagem: http://www.tendenciamagazine.com.br/postagens/-ansiedade-infantil/4929

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *