Home > EXPLORE > Cotidiano > Não era amor, era fralde: Perfis de paquera, podem ser ciladas.

Não era amor, era fralde: Perfis de paquera, podem ser ciladas.

Com o aumento de aplicativos de paquera, aumentaram também o número de falcatruas. Não estamos falando dos caras que excedem na descrição, mas sim de gente generalizada em roubar dinheiro dos outros.

O truque mais executado é envolver uma pessoa durante um tempo até ganhar a confiança da vítima e depois de adquirir a confiança começa a pedir dinheiro emprestado devido a uma emergência, um acidente ou uma cirurgia abrangendo alguém da família.

Segundo dados da polícia britânica, só no ano de 2016 esse tipo de acontecimento extraiu o equivalente a 150 milhões de reais das vítimas.

Para impedir que o público entre nessa cilada, a empresa Scalymatics é especialista em segurança online diretamente para sites de relacionamento e analisou cerca de três mil perfis falsos para averiguar o que eles têm em comum é como eles agem para o público e montam a armadilha.

Segundo a pesquisa, o perfil masculino que é mais comum é de pessoas com cerca de 40 anos, se apresentando como alguém de posses, diploma universitário (Engenharia costuma ser o curso mais citado) e é viúvo ou separado. As fotos aparentam ser tiradas de certa distância e, em geral, usam modelos de cabelos castanhos. 

Já o perfil feminino mais empregado para fraudes é de uma pessoa de cerca de vinte anos se apresentando como estudante, solteira e sem filhos, não tem importância em política e postar foto de selfies com direito a muito decote. 

Para desviar-se de entrar na conversa de um criminoso, vale seguir algumas dicas básicas de segurança: dê uma procurada nas redes sociais com o nome da pessoa ou busque a foto, para ver se ela foi roubada do perfil de outra pessoa ou de um banco de imagens, por exemplo. Se você descobrir algo, informe o aplicativo na mesma hora. 

Também vale prestar atenção em contradições e repetições nas conversas em geral, os fraudulentos agem em grupos e acabam caindo em contradição durante toda a conversa. Além disso tudo, não diga informações bancárias ou dados pessoais para estranhos. 

Crédito de Imagem: http://casamento.culturamix.com/atitude/como-fazer-um-perfil-atraente-para-as-redes-sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *