Home > EXPLORE > Relacionamento > Voltar para o ex sem retomar a relação nociva do passado: como é possível?

Voltar para o ex sem retomar a relação nociva do passado: como é possível?

Depois de passar um tempo separados, como fazer para retomar o relacionamento quando vocês decidem voltar? Por mais que um estudo da Universidade da Flórida (EUA) revele que este tipo de relação reconstruída tende a dar errado no fim e deixar os envolvidos ainda mais infelizes, é possível transformar esse compromisso após a reconciliação, desde que haja empenho das duas partes. Segundo especialistas, é possível recuperar um relacionamento que, em algum momento, deu errado.

Conselhos para a reconciliação

1. Não crie expectativas ou prometa muito

Ao reiniciar a relação, não prometa que vai mudar algo em seu comportamento se não tiver certeza de que isso é possível. E não condicione a volta a uma mudança drástica nas atitudes do outro – ainda que vocês tenham prometido agir de forma diferente. Algumas pessoas simplesmente não conseguem mudar (e não é por falta de vontade).

2. Tente perdoar ao invés de esquecer

É muito fácil jurar da boca para fora que perdoou a outra pessoa mas, sempre que possível, voltar a se incomodar e relembrar com o erro cometido no passado trazendo aquele acontecimento à tona, a cada nova briga e discussão. Esse é um sinal de quem não conseguiu perdoar, apenas está tentando esquecer.

3. Jamais se coloque no papel de vítima

É muito comum que uma das partes se coloque como alguém que se sacrifica para restabelecer o relacionamento. Assim, há quem espere ser elevado a um pedestal, só por ter aceitado a relação de volta “depois de tudo”, o que é um erro. Quando um sempre toma para si o papel de vítima, apontando o outro como vilão, fica ainda mais difícil estabelecer uma relação harmoniosa.

A pesquisa citada no início do texto apontou que casais que vivem separando e voltando tendem a ser mais impulsivos em suas decisões. Há especialistas que concordam ao notar que casais com essas dificuldades têm uma emoção mais exacerbada, que provoca, muitas vezes, atitudes inadequadas. Essas pessoas tendem a não medir as consequências de seus atos, e conseguem pedir desculpas ao outro com a mesma frequência que dizem ‘eu te amo’.

Crédito de texto e imagem: http://www.vix.com/pt/relacionamentos/542122/voltar-para-o-ex-sem-retomar-a-relacao-nociva-do-passado-como-e-possivel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *