Home > Nutrição e Dieta > NUTRIÇÃO FUNCIONAL E A SAÚDE DA MULHER

NUTRIÇÃO FUNCIONAL E A SAÚDE DA MULHER

A alimentação é importante para todos os seres humanos, porém as mulheres possuem particularidades, devido as questões hormonais ligadas a capacidade de gestação e a composição corporal diferenciada. As necessidades também mudam ao longo da vida, conforme a fase de crescimento ou adulta, bem como a gestação, amamentação, menopausa e melhor idade. A Importância da alimentação se inicia no período pré-conceptivo e se estende em cada etapa da vida. A alimentação pode e deve ser uma aliada em todas as fases, principalmente na gestação, fase esta em que há necessidades de mãe e bebê, priorizando uma gestação saudável e garantindo que o bebê seja provido de todos os nutrientes para sua formação e desenvolvimento. Muitos estudos já mostram que além desta fase, o bebê carrega as heranças genéticas dos pais, o que influencia em sua composição corporal e até presença ou não de obesidade e doenças crônicas até a vida adulta – daí a importância da saúde da mulher deste a preconcepção.

Meninas também tem necessidades específicas na infância e adolescência devido ao crescimento e alteração hormonal. Devemos nos ater a composição corporal, uma vez que mulheres possuem maior reserva de tecido adiposo (gordura) do que os homens, assim com maior tendência ao acúmulo de gordura desde a infância até a fase adulta.

A vida corrida e a busca por praticidade acabam levando nossas meninas a alimentação errônea desde a infância, refletindo em doenças crônicas ao longo da vida. Não nos esquecendo da importância da alimentação na prevenção à diversos tipos de Câncer, com especial atenção ao Câncer de Mama. Alimentação não é apenas estética, é qualidade de dentro para fora que garantirá inclusive ótimos resultados estéticos.

Alguns nutrientes são importantes na saúde da mulher em diversas fases, o cálcio sem dúvidas como um dos mais importantes para a prevenção da osteoporose na melhor idade, a vitamina D que está envolvida em diversos processos metabólicos – inclusive na obesidade e dificuldade de perda de peso, Magnésio e Selênio para controle do stress e da vida agitada que a maioria das mulheres hoje possuem. Sem falar na saúde da pele, cabelo, unhas e estética em geral, com alimentos fontes de diversos nutrientes. Sem nos esquecermos dos fitoquímicos e alimentos funcionais que a cada dia estão mais escassos em nosso dia a dia: alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios, fibras, probióticos e muitos que garantem a integridade de nossos processos metabólicos e a correta absorção dos nutrientes que ingerimos.

A chave para a saúde da mulher está na qualidade de vida aliada a avaliação médica periódica e acompanhamento nutricional especializado, utilizando-se de alimentos funcionais e fitoquímicos, garantindo não só uma saúde estética, mas sim em todo nosso organismo.

#PRECISANDO DE AJUDA?

#MARQUE SUA CONSULTA – LIGUE 21072222, 21072226, 988942835

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *