Home > EXPLORE > Sintomas que podem indicar problemas na Tireoide

Sintomas que podem indicar problemas na Tireoide

As alterações na Tireoide podem causar diversos sintomas, que se não forem bem interpretados podem passar despercebidos e o problema pode continuar se agravando. Quando o funcionamento da tireoide se encontra alterado, esta glândula pode estar funcionando de forma exagerada, também conhecido como hipertireoidismo, ou pode estar funcionando pouco, o que também é conhecido como hipotireoidismo.

Enquanto que o hipertireoidismo pode causar sintomas como agitação, nervosismo, dificuldade de concentração, aumento de apetite e dificuldade para ganhar peso, o hipotireoidismo causa sintomas como cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca e fria, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo. Porém, existem alguns sintomas gerais que pode estar atento, pois podem indicar problemas ou alterações no funcionamento da sua glândula da tireoide como:

Desconforto na garganta e no pescoço;

Dificuldades de concentração e esquecimentos;

Queda de cabelo e pele seca;

Aumento de peso;

Sonolência, Cansaço e Dores Musculares;

Alterações de Humor e Prisão de Ventre;

Palpitações e Pressão alta;

Se sentir algum dos sintomas descritos, é importante que consulte um endocrinologista logo que possível, para que este possa pedir a realização de exames de sangue que medem os níveis do hormônio da tireoide no organismo ou de um ultrassom à tireoide para verificar a existência e tamanho de possíveis nódulos.

O tratamento para problemas da tireoide, como tireoide inflamada ou alterada, incluem o uso de remédios, que regulam a função da tireoide ou a realização de cirurgia para retirada da glândula, sendo necessário fazer terapia de reposição hormonal por toda a vida.

Crédito de imagem: https://hippodrs.com.br/blog/tireoide/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *