Home > Nutrição e Dieta > Saúde da pele

Saúde da pele

Acne é uma alteração nas glândulas da pele (glândulas sebáceas) do nosso rosto onde ocorre um aumento na produção de sebo e este sebo tampa os poros causando as lesões na pele.

Ocorre um desequilibrio na produção hormonal levando a um aumento  na produção e secreção de sebo. Tudo isso ocorre promove uma alteração no revestimento interno do folículo impedindo a passagem do sebo para a superfície da pele propiciando  formação de bactérias (Propionibacterium acnes)  e gerando inflamação, e assim  aparece a espinha.

Quais alimentos propiciam o aparecimento de Acne?

O elevado consumo de leite, derivados e carboidratos de rápida absorção (alto índice glicêmico) os açúcares, doces e cereais refinados elevam a secreção no fígado de uma substância (IGF-1) que, por sua vez, promove aumenta a multiplicação das células da pele e aumenta a liberação de hormônios, que estimulam na pele a produção de sebo.

Alimentos ricos em gorduras saturadas como as carnes gordas, presuntos, linguiças, salames e chocolates ao leite também podem piorar a acne, pois esta gordura é o principal componente do sebo que estimula a multiplicação da bactéria (Propionibacterium acnes) causadora da acne, para tratar precisamos aumentar o consumo de zinco para controlar o crescimento destas bactérias na pele.

O desequilíbrio entre o consumo de alimentos ricos em gorduras da série ômega 6 e ômega 3 também influencia no aumento do aparecimento da acne.  O ômega 6 têm efeito inflamatório, presente nos óleos refinados como: soja, canola, milho, girassol, óleos que a maioria das pessoas utilizam para cozinhar em suas casas e também os utilizados pelos restaurantes para preparo dos alimentos. Já o ômega 3 reduzem a inflamação e, consequentemente, melhoram quadros acneicos. Encontramos ômega 3 principalmente nos peixes (ex: sardinha), chia e linhaça.

Alterações da flora intestinal são também responsáveis pelo aparecimento de acne. Além dos fatores alimentares os fatores emocionais e ambientais como estilo de vida, estresse e uso excessivo de antibióticos e antiácidos alteram no intestino o equilíbrio entre bactérias boas e ruins. As bactérias patogênicas (ruins) destroem as junções entre as células intestinais, aumentando a permeabilidade intestinal, que permite a absorção de grandes moléculas e toxinas que, por sua vez, causam inflamações pelo corpo, na pele por exemplo podemos perceber através do aparecimento de cravos e espinhas, além disso o intestino alterado também produz uma substância (chamada substância P) que na pele leva a inflamação e aumento de sebo.

A alimentação influencia todo nosso organismo inclusive a saúde da nossa pele. O aumento de pessoas com acne é devido aos hábitos de vida que temos atualmente e não mais apenas pelas alterações hormonais que sofremos na adolescência, pois hoje em dia é muito comum receber no consultório pessoas adultas com quadros graves de acne devido a estes fatores citados. Precisamos mudar nossos hábitos alimentares para reduzir o impacto desta patologia em nossa qualidade de vida.

Está com problema de acne? Não consegue ter uma pele bonita? Precisando de ajuda? Com certeza posso te ajudar!

Marque sua consulta (83)21072222, 21072226, 988942835.

 #ErikanobregaNutriFuncional

#ComidadeVerdade

#Saúde

 #HealthyLifeStyle

#PoderdosAlimentosfuncionais

#Acne

#Espinhas

#Cravos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *