Home > Carreira e Empreendedorismo > Meu primeiro emprego!

Meu primeiro emprego!

Há muitos anos, quando eu nem imaginava estar escrevendo esse texto, tudo que eu buscava era o meu primeiro emprego. Estava no 2º ano do ensino médio e já me deparava com uma triste realidade: para iniciar o curso superior, inevitavelmente, precisaria trabalhar. Acredito que não muito diferente de 90% dos jovens de hoje.

Nessa fase, seja de família mais abastada ou não, todos irão se deparar com um dilema: a expectativa x realidade. A famosa migração da teoria, do que escutou nas aulas, dos pais, amigos e até do que lê na aqui na internet, para a realidade do dia a dia de um trabalho. Buscar o primeiro emprego sem ter experiência profissional, mas apresentar atributos/habilidades profissionais que o qualifica no tão desejado “primeiro emprego”, isso tudo sem esquecer do medo e insegurança nas decisões que vamos tomar frequentemente pelo resto dos nossos dias. Não, não é fácil!

Portanto,  mais do que preparar um currículo, procure capturar tudo que aprendeu na escola, seu conhecimento de língua estrangeira, feiras, seminários e cursos de capacitação que eventualmente você fez.  Qualquer informação que possa ajudar o recrutador a avaliar melhor seus conhecimentos, os valores, as aptidões, os desejos e as vontades, será de grande valia em umprocesso seletivo. Ressalto alguns itens não menos importantes: pontualidade, conhecer um pouco a empresa contratante, perguntar na entrevista e ser o mais sincero possível são atitudes importantes para se destacar no momento de conseguir um emprego.

Atualmente, os jovens tem vários canais para conseguir inserção no mercado de trabalho. Destaco os mais procurados: programa de menor/jovem aprendiz, trainne e estágios são portas que se abrem constantemente em empresas. Não menos importante e que concentra a maior parte das vagas, está aquela pequena empresa no seu bairro. Elas existem e muitas vezes são super abertas a quem está iniciando a jornada profissional. Um detalhe para você observar caso comece a trabalhar em uma empresa do seu bairro é evitar conversas que cite vizinhos, conhecidos ou familiares. Lembre-se que sua postura não pode ser diferente caso estivesse em uma multinacional. Portanto, trabalhar duro todos os dias, fazer seu melhor em todas as atividades que estão sob responsabilidade e buscar sempre aprender mais são lições básicas.

Lembre-se que o primeiro emprego  é o ponta pé inicial para você contruir uma carreira vitoriosa e de muito sucesso, mantenha o foco e saiba que você é o protagonista da sua vida (carreira) e só depende de você o êxito no caminho que decidir seguir.

Boa sorte e sucesso na sua carreira, te espero no próximo tema “Os primeiros dias de trabalho”.

Eduardo Fernando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *