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Saúde – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Hoje iremos falar um pouco sobre Alimentação Saudável, que é um tema muito importante nos dias atuais onde se vive de modismos, dicas baseadas em blogs ou sites sem fundamentação científica.

A alimentação saudável consiste de equilíbrio, onde você terá uma alimentação com tudo que seu corpo necessita (carboidrato, proteína, gordura, vitaminas, minerais, fibras) para um bom funcionamento e para combater várias doenças. Para garantir uma alimentação saudável também é necessário que durante a sua preparação haja cuidados de higiene, evitando contaminações e consequências indesejáveis.

Um prato saudável é composto de equilíbrio, variedade e deve ser colorido, mostrando dessa maneira que não é necessária a exclusão de algum grupo alimentar, pois no cardápio saudável não precisa de exclusão e sim de controle nas quantidades das porções consumidas.

Para se conseguir esse prato saudável devemos evitar ao máximo os alimentos industrializados e embutidos, devendo sempre optar por alimentos de forma mais natural possível, evitando assim o excesso de sódio, gorduras saturadas, açúcares, grande quantidade de conservantes, estabilizantes, aromatizantes sintéticos, encontrados nos produtos industrializados. Assim, nos nutrirmos de forma correta, tornando-se mais resistentes para enfrentar o dia a dia.

E para conseguir melhores hábitos saudáveis, precisa além de ter uma alimentação equilibrada e saudável, praticar atividade física e manter-se bem mentalmente, fisicamente e socialmente. Dessa maneira, evita-se o sobrepeso e obesidade e seus fatores de riscos: doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Portanto, temos que nos conscientizarmos que o MAIS ou MENOS nunca é o melhor, sempre é necessário o equilíbrio, e isso fará toda a diferença.

Dessa maneira, segue como sugestão três fáceis opções de cardápios, com peito de frango (sem pele) como opção de aporte proteico, pois é considerada uma proteína pobre em gorduras, quando retirada à pele; rica em aminoácidos (imprescindíveis ao crescimento, conservação e reparação dos tecidos); fonte de vitaminas do complexo B (auxiliam na formação das hemácias, ajudam no funcionamento do sistema nervoso e no metabolismo energético); minerais, como ferro (fundamental para a formação da hemoglobina), magnésio (essencial para a função muscular), zinco (manutenção da pele, olhos e unhas), selênio (atua no sistema imune e no funcionamento da tireoide):

CARDÁPIO 1
ENTRADA Salada crua temperada com azeite extra virgem DICA:

 

– Esse cardápio foi sugerido devido ao hábito da “casadinha” do arroz e feijão.

– Sugestão de a sobremesa ser furta é de poder saborear aquele “docinho” após o almoço.

PRATO PRINCIPAL Peito de Frango (sem pele) temperado com orégano e pimenta (ao seu gosto)
ACOMPANHAMENTO Arroz e feijão
SOBREMESA Fruta (1 opção)

CARDÁPIO 2
ENTRADA Salada crua com linhaça e temperada com azeite extra virgem DICA:

 

– Na salada crua deve-se optar sempre por uma quantidade maior de vegetais folhosos verdes, devido a sua riqueza em fibras.

– Adicionar 1 colher rasa de linhaça na salada, para enriquecer ainda mais o prato.

– Opção de cardápio sugerido devido ao hábito do consumo de batata doce pela população atual.

PRATO PRINCIPAL Peito de Frango (sem pele) grelhado
ACOMPANHAMENTO Batata doce
SOBREMESA Fruta (1 opção)

CARDÁPIO 3
ENTRADA Salada crua temperada com azeite extra virgem DICA:

 

– Junto à salada deverá adicionar o frango desfiado e a fruta, por exemplo, uvas OU manga OU pêra OU maçã, fazendo uma preparação única e rica, podendo acrescentar o grão de bico ou consumi-lo em porção separada.

PRATO PRINCIPAL Peito de Frango (sem pele) grelhado e desfiado
ACOMPANHAMENTO Grão de bico
SOBREMESA Fruta (1 opção)

Dicas da nutricionista, Elisama Sena

Mestranda em Ciências da Nutrição – UFPB

CRN 6 PB: 13930

Contatos: (83) 9 8854-7826 / elisama_sena@hotmail.com

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