Home > EXPLORE > Saúde – Como cuidar do ouvido

Saúde – Como cuidar do ouvido

Cuidar do ouvido é importante para evitar problemas como surdez, dor, vertigens, zumbidos e infecções ou inflamação do ouvido.

Para isso, existem algumas dicas que devem ser seguidas:

Evitar utilizar objetos finos para limpar o ouvido, como cotonetes e canetas, porque podem romper o tímpano ou empurrar a cera para dentro; Utilizar uma toalha macia para limpar apenas a cera fora do canal do ouvido, pois ela é uma proteção natural do ouvido contra infecções e rupturas do tímpano; Usar tampões para ouvidos na piscina e praia, evitando o excesso de água que pode levar ao desenvolvimento de infecções; Manter o nariz limpo, para evitar que as bactérias do catarro se acumulem e passem para o ouvido através do canal que os liga; Não ingerir bebidas alcoólicas, fumar ou ingerir drogas, pois provocam problemas no ouvido que podem afetar o desequilíbrio.

Os pacientes com sintomas de problemas no ouvido devem consultar um otorrinolaringologista para indiciar o tratamento adequado. Já os indivíduos que trabalham em locais barulhentos devem ter, pelo menos, 1 consulta por ano, pois têm maior risco de perder a audição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *