Home > EXPLORE > Brasil > Brasil – Brasileiras criam manteiga vegana sem conservantes

Brasil – Brasileiras criam manteiga vegana sem conservantes

Duas brasileiras criaram uma manteiga vegana, feita à base de manteiga de cacau para substituir a manteiga tradicional de leite. Ela é rica em antioxidantes naturais, ômega 3 e possui ácidos graxos essenciais, porque a manteiga de cacau é uma gordura boa, que ajuda a equilibrar o colesterol. A receita não tem produtos químicos como espessantes, goma, estabilizantes e conservantes.

Letícia Filp, uma advogada ambiental que é vegana, disse em entrevista que criou a receita em maio do ano passado. “Eu estava com a matéria prima e comecei a pesquisar um produto bacana. Eu queria empreender na área vegana e contribuir com a sociedade nessa área. Sempre quis fazer algo que contribuísse para o bem”, disse. Letícia garante que a manteiga vegana tem gosto parecidíssimo com o da manteiga de leite.

Faz bem

Ela conta que o produto faz bem a saúde e diz que é uma delícia para fazer massa de pão de bolo, massa folhada e pão na chapa: “as pessoas adoram”. “Tudo que ser faz com a manteiga de leite dá pra fazer com a manteiga vegana. A manteiga de cacau é uma gordura estável, demora para oxidar. Ela fica bem até uma temperatura de 200 graus. Tem quase a mesma característica do óleo de coco”, explicou ao SNB.

O prazo de validade é de 45 dias, após aberto e fechada, ela dura 3 meses.

Produção e vendas

Hoje Letícia vende 600 potes por mês. O preço no comércio fica entre 20 e 25 reais, o pote com 160 gramas. Ela admite que o valor é bem mais alto do que o da manteiga de leite, mas afirma que está na média de preço das manteigas veganas feitas com outros produtos. A produção é artesanal e fica a cargo de Letícia, que desenvolveu e patenteou o produto alimentício. A manteiga vegana ButterFly já é vendida em lojas veganas e de produtos naturais de cidades como São Paulo Brasília e Curitiba – e deve ser ampliada para outros estados nos próximos meses.

A empresa

A outra idealizadora da manteiga vegana ButterFly é Gabriela Tavares, sócia de Letícia na empresa 100% Pura Ltda, que produz a manteiga. A startup está instalada há três meses na Incubadora de Empresas de Araraquara, no interior de São Paulo.

Feira

De 7 a 10 de junho, a ButterFly participará da Feira Natural Tech, no Ibirapuera em São Paulo. A intenção é ampliar a carteira de clientes e conhecer as mais recentes tecnologias do mercado de alimentos naturais.

Créditos do texto: http://www.sonoticiaboa.com.br/2017/05/21/brasileiras-criam-manteiga-vegana-sem-conservantes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *