Home > Conta Certa > Em busca da harmonia.

Em busca da harmonia.

Multiverso, para a teoria quântica, é um grupo de universos relacionados, conhecidos como universos paralelos. Segundo essa linha de pensamento, nós não vivemos em apenas um, mas em vários universos que nunca se encontram.

Dizem que a mente humana é um universo, e eu acredito. Assim sendo, para a teoria Rodriguiana, a mente da humanidade é um multiverso: várias crenças paralelas que não convergem para a mesma verdade, implicando na existência natural de várias verdades.

Com cada verdade tão verdadeira quanto a outra.

Quando aceitamos essa teoria, passamos a respeitar as verdades dos outros, por mais diferente que sejam da nossa verdade. Acreditar na minha verdade não torna falsa a sua crença, nem faz de você uma pessoa pior. São apenas crenças paralelas levando a verdades diferentes.

Veja o exemplo simplificado do futebol…

Se flamenguistas creem que são campeões brasileiro de 1987, essa é a verdade deles. Se os torcedores dos demais times não acreditam nisso, é apenas uma questão de crenças diferentes. O mesmo vale para vascaínos que se creem bicampeões mundiais pelos títulos de 1953 e 1957 e torcedores dos demais times que acham que isso não faz sentido.

O que dizer de quem acredita que o Fluminense deveria pagar a Série B, que luxo é ser hexa como o Náutico, que o Palmeiras não tem mundial e de quem acredita no contrário? São pessoas com verdades diferentes e ninguém tem nada a ver com a verdade de ninguém. Nem a CBF, nem a FIFA, nem a Globo.

Aceitar isso nos faz torcedores melhores, que sabem tirar sarro, mas, ao mesmo tempo, aceitam provocações, sempre com a certeza de que tudo não passa de brincadeira.

Entrando agora em temas mais relevantes…

Quantas verdades existem quando se fala em religião? Por que meu deus e não o deus de outra religião deveria ser o verdadeiro Deus? O que me faz de minha religião uma religião diferenciada, para afirmar que outras religiões são menos verdadeiras?

Quantas verdades existem quando se fala em política? Por que quem acredita no PT é mau caráter? Por que quem não bate panela para o presidente Michel Temer é mau caráter? Por que quem defende o Lula deve ser contra quem defende a Lava-Jato? Será que quem não está alinhado a sua verdade está necessariamente em uma mentira? Por que não aceitar que existem várias verdades e que uma pessoa acreditar em uma verdade diferente da sua não faz dela um bandido?

Quantas verdades existem quando se fala em trabalho e capital ou em liberalismo e estado forte e provedor? Por que acreditar que o capitalismo é selvagem ou que socialismo é dividir riqueza dos outros faz de quem pensa assim ou assado seres humanos melhores ou piores? Por que acreditar que dar o peixe e ensinar a pescar são alternativas mutuamente excludentes e coletivamente exaustivas? Não pode haver um meio termo e vários meio termos entre os meio termos?

Quantas verdades existem quando se fala em orientação sexual? Por que acreditar que, já que seu deus criou apenas homens e mulheres, qualquer outra orientação é falsa? Por que quem não acredita em outros gêneros além de masculino e feminino é necessariamente homofóbico? Por que o diferente deve ser o errado? Por que não respeitar a verdade do outro?

Não estou dizendo que devemos aceitar e, portanto, defender as verdades dos outros. Estou dizendo que devemos aceitar que existem outras verdades e, portanto, respeitá-las. Suas verdades não são mais verdadeiras que as dos outros. Estou dizendo que suas verdades são resultados de suas crenças, tão diferentes de outras crenças, quanto dois universos paralelos. Estou dizendo que deve prevalecer a harmonia entre esse multiverso formado pelas mentes humanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *