Home > Conta Certa > O que fazer com seu 13º ?

O que fazer com seu 13º ?

O que fazer com o décimo terceiro?

Neste mês de dezembro, muitos estão recebendo a segunda parcela do décimo terceiro salário. Para alguns, é um alívio, pois poderão pagar suas dívidas (ou parte delas) e planejar a recuperação do padrão de vida. Para outros, é a oportunidade de guardar para os compromissos do início do ano ou planejar investimentos de longo prazo. E ainda há aqueles que vão mesmo é gastar essa “grana” com viagens, festas e presentes.

E você, já sabe o que vai fazer?

Para lhe ajudar nessa definição,  apresentamos a seguir um rápido esquema. Vale lembrar que cada caso é um caso e, para termos certeza da indicação correta, precisamos conhecer o seu.

1º) Você vem acumulando dívidas no seu cartão de crédito (pagando menos que a fatura mensal)? Se sim, quite essa dívida; se não, passe para o próximo item.

2º) Você está usando o limite de seu cheque especial? Se sim, cubra o saldo negativo; se não, passe para o próximo item.

3º) Você tem dívidas de crediários, empréstimos ou financiamentos com taxas superiores a 1,5% ao mês? Se sim, amortize o saldo devedor; se não, passe para o próximo item.

4º) Você não tem reserva financeira para as despesas do início do ano (IPTU, material escolar, etc.)? Se não tem, estime esse montante e guarde o suficiente para tanto; se tem, passe para o próximo item.

5º) Você não gastou ao longo do ano com supérfluos? Se não gastou, programe uma viagem com a família, compre presentes, vá a um restaurante, mas limite seu gasto ao valor do 13º; se gastou, passe para o próximo item.

6º) Se você não se enquadra em nenhum dos itens anteriores, poupe ou invista seu 13º.

Até o próximo post.

Rodrigo Leone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *