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Exagerou no carnaval? Vai de detox!

Por: Erika Nóbrega

Exagerou no carnaval? Então acompanhe essa semana nossas dicas detox!!
Chás de ervas são indicados nos cardápios para desintoxicar o organismo! Melhor do que se culpar e achar que todo o esforço de manter um cardápio saudável foi em vão é caprichar na hidratação do organismo e apostar em alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo e recuperar a energia e disposição.

Dicas pra você colocar em prática já!
A idéia é, por três a cinco dias, cortar ou reduzir muito os alimentos que sobrecarregam o organismo e focar em opções antioxidantes, antiinflamatórias e diuréticas.
O que cortar?
É fundamental retirar do cardápio alimentos inflamatórios e que sobrecarregam o organismo. São eles:
• Embutidos (presunto, peito de peru, salsicha): contém excesso de sódio, o que faz reter líquidos, além de fazer muito mal à saude!!!
• Frituras.
• Bebidas alcoólicas, para “descansar” o fígado.
• Produtos industrializados ultraprocessados: biscoito, salgadinho de pacote, pão, macarrão, comida pronta congelada…
• Laticínios (inclusive os sem lactose, já que é idéia nesses dias é reduzir a gordura animal).
• Carnes.
• Café.
• Açúcar e adoçantes.

Chegou em casa com a sensação de empachamento ou percebeu que não está bem?
A proposta nesses dias é priorizar alimentos in natura: frutas, verduras, grãos, tubérculos. Comida de verdade e ingredientes frescos. Não ficar preso às calorias, mas focar nos nutrientes dos alimentos.
Transpirar também é importante no processo de desintoxicação. Para quem gosta e tem acesso, a sauna é uma opção. Ou atividades aeróbicas em que você transpire, para eliminar toxinas pelos poros.
Outro ponto é fazer o intestino funcionar: isso vai ser natural nos dias de detox por conta da alimentação rica em fibras e dos chás. A atividade física também estimula o funcionamento do intestino.

Já começou a seguir as nossas dicas pós festas?
Saiba um pouco de chás com substâncias campeãs para desintoxicar o seu corpo
Chás diuréticos e protetores do fígado (tomar 1 litro por dia)
A ideia é, por três a cinco dias, cortar ou reduzir muito os alimentos que sobrecarregam o organismo e focar em opções antioxidantes, antiinflamatórias e diuréticas.
Você pode aproveitar a casca do abacaxi para fazer um chá gelado com gengibre e canela,dente de leão, cavalinha, camomila, melissa, hortelã, chá da casca do abacaxi, boldo e carqueja são boas opções.

O chá de camomila é excelente para diminuir a fome porque acalma não só o sistema nervoso central, mas a mucosa gástrica.
Boldo e carqueja são indicados para desintoxicar o fígado.

Nessa época do ano o fígado é muito sobrecarregado. Tudo passa por ele o tempo inteiro: a gordura, o álcool das bebidas. É importante num processo de desintoxicação tomar chás que melhoram a saúde hepática e tiram o peso desse órgão.
O chá de ervas secas devem ser preparados em infusão: leve 1 litro de água ao fogo e desligue quando começar a ferver. Acrescente 1 colher de sobremesa da erva, cubra o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Coe, beba e guarde o restante na geladeira.
Chá de casca de abacaxi: tire a coroa e lave bem o abacaxi. Descasque-o, corte em fatias e guarde na geladeira, para comer após as refeições. Coloque 1,5 litro de água em uma panela grande e junte as cascas. Você pode acrescentar canela em pau e gengibre, que são termogênicos (aceleram a queima de gorduras). Leve ao fogo médio até levantar fervura, abaixe o fogo e deixe fervendo por 5 minutos. Coe e guarde na geladeira.
Para manter o organismo hidratado, tome água ao longo do dia. ‘’O ideal é não chegar a sentir sede. Quando sentimos sede, é porque já estamos em um processo de desidratação.E nada substitui a água: nenhum chá, nenhum suco, pela própria composição química dela.

E ai …. começou a entrar no esquema detox pós CARNAVAL ou ATÉ MESMO UMA VIAGEM ?
Hoje vamos falar de Frutas antioxidantes e ricas em enzimas digestivas
As frutas são importantes no cardápio detox por serem ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes
Frutas vermelhas: são antioxidantes (combatem os radicais livres) e contribuem também para a saúde da pele. A intoxicação se manifesta muito pela pele, na forma de acne, aftas.
Nessa época do ano, vale apostar nas uvas, ameixas e melancia. Evite comprar a melancia cortada pelo risco de contaminação por manipulação e porque é muito perecível. Opte pela versão mini. Outras boas opções:
Melão: diurético.
Abacaxi: rico em bromelina, enzima que facilita a digestão.
Mamão: contém papaína, mais uma enzima digestiva.
Maçã, pera, ameixa .
fruta com casca comestível no lanche é uma opção para reduzir o índice glicêmico, ou seja para evitar que a glicose suba muito rápido!

Com a Nutrição Funcional você já deve está observando alguns efeitos com as nossas dicas prá você ficar bem pós FESTAS/FIM DE FÉRIAS e ai, como você está?
Nosso assunto hoje é sobre -Vegetais verde-escuros e legumes
Começe a refeição com uma salada colorida-Couve, espinafre, rúcula, escarola, agrião. Os verde-escuros são ricos em MSM (metil sulfanil metano), que é um medicamento natural para o fígado.
Outras sugestões:
Acelga: rica em cálcio.
Rama da cenoura: pode ser usada para temperar (como se fosse uma salsinha) ou no próprio suco verde.
Folhas de brócolis: também podem ser usadas no suco, pois são ricas em nutrientes desintoxicantes.
Pepino e salsão: são muito diuréticos.
Nos cardápios detox,o consumo de purês, cremes e sopas frias de vegetais à noite. Esse é o horário do fígado na medicina tradicional chinesa. Ele é o órgão principal para a desintoxicação do organismo. E ficar sem mastigar após as 19 horas vai ajudar muito esse processo detox.
É simples assim: faça uma sopa com bastante verduras e legumes e bata no liquidificador.
Se não gosta da textura dos purês ou cremes, uma opção comer verduras e legumes cozidos no jantar, para facilitar a digestão. E lembre-se de consumir outros tubérculos além da batata, como inhame, batata-doce, cara, mandioca, mandioquinha.

Curtindo as nossas dicas para ficar bem pós FESTAS!!
Uhmmmm e aquele toque de tempero e ervas finas!!!
Gengibre e cúrcuma
O gengibre é um anti-inflamatório natural e antioxidante. Tem efeito termogênico e, por isso, acelera o metabolismo, ajudando na digestão e no emagrecimento. A cúrcuma tem efeito anti-inflamatório e hepatoprotetor (protege o fígado). Também é um potente antioxidante.
É interessante usar a cúrcuma, o gengibre e a pimenta caiena como temperos antibarriga: eles têm um poder antiinflamatório muito importante. É fácil perceber a redução de gordura abdominal das pessoas que fazem uso constante desses temperos!
E aquelas gotinhas mágicas!!!!!
Extrato de própolis
Anti-inflamatório, tem ação antioxidante e antibactericida. A sugestão é tomar diariamente de 15 a 20 gotas do extrato diluído em um pouco de água.
Depois que que você entendeu tudo sobre o que deve fazer no pós FESTAS….. que tal uma dica com cardápio detox!

ao acordar, em jejum
Shot antibarriga: 50 ml água de coco, 1 pitada de gengibre em pó, cúrcuma e pimenta caiena.

café da manhã
O café da manhã detox inclui suco verde e frutas
Suco verde: 150 ml de água de coco, 1 folha couve bem lavada (de preferência orgânica) e gengibre (pode acrescentar outras frutas, como abacaxi e maçã)
1/2 papaia ou melão ou melancia ou manga = 1 prato de sobremesa ou melancia com 1 col. (sopa) de quinua em flocos, chia ou aveia

lanche
1 maçã ou pera, +1 xícara de chá de casca de abacaxi com gengibre e canela

30 min antes do almoço
1 xícara de chá de alecrim (facilita a digestão)

almoço
Berinjela assada com abobrinha, castanha e azeite: gostosa e rica em nutrientes
Salada colorida, com folhas verde-escuras (rúcula, agrião, espinafre, escarola) e vegetais crus (cenoura, tomate, pepino, beterraba, salsão)
Arroz integral com feijão (grão de bico ou lentilha) =1 concha
Legumes cozidos, refogados ou assados à vontade: abóbora, abobrinha, beringela, brócolis, couve-flor

1 fatia de abacaxi

1 xícara de chá de hortelã

lanche da tarde
Espremer limão na salada de frutas ajuda a reduzir o índice glicêmico do lanche
1 maçã ou pera ou ameixa ou Lascas de coco, que dão saciedade
ou
Salada de frutas com limão ou chia (o limão reduz o índice glicêmico das frutas)
ou
Cenoura baby ou tomate cereja temperados com azeite e orégano = 1 pires grande

1 xícara de chá de ervas ou de casca de abacaxi

jantar
Purê de legumes (abóbora, macaxeira,batata doce, inhame) = 1 prato de sobremesa ou creme de legumes variados= 2 conchas

ceia
1 fatia de abacate picado (para dar saciedade e estimular a produção de hormônio de crescimento) com gotas limão ou cacau em pó
1 xícara de chá de melissa (para melhorar a qualidade do sono)

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