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“Nutrição e Dieta” por Dr. Erika Nobrega

           

Olá eu sou Dra Érika Nóbrega e nessa coluna vamos falar sobre alimentação saudável e saúde, mas antes gostaria de me apresentar.

Nutricionista UFPB

Nutricionista Funcional pela VPSP,Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF)

Membro da Academia Brasileira de Nutrição Funcional

Membro do Projeto de Extensão CÂNCER Infanto-Juvenil(ações educativas interdisciplinares em saúde para pacientes e familiares)da UFPB

Mestra em Nutrição e Alimentação pela UFPB

Especialista em Auditoria em Saúde pela UNAERP/SP

Professora da Graduação e pós-graduação do UNIPÊ, FIP, FAISA, FACISA, UNASUS-Ufpe

Clinica & Consultoria em Nutrição Funcional

Face: clinicanutrifuncional

Instagram: Erika.Nóbrega.16

Telefones: (8 3) 2107 – 2222/ (83) 98894-2835

www.erikanobreganutrifuncional.com br

 

 

Saúde da pele

Acne é uma alteração nas glândulas da pele (glândulas sebáceas) do nosso rosto onde ocorre um aumento na produção de sebo e este sebo tampa os poros causando as lesões na pele. Ocorre um desequilibrio na produção hormonal levando a um aumento  na produção e secreção de sebo. Tudo isso ocorre promove uma alteração no revestimento interno do folículo impedindo a passagem do sebo para a superfície da pele propiciando  formação de bactérias (Propionibacterium acnes)  e gerando inflamação, e assim  aparece a espinha. Quais alimentos propiciam o aparecimento de Acne? O elevado consumo de leite, derivados e carboidratos de rápida absorção (alto índice glicêmico) os açúcares, doces e cereais refinados elevam a secreção no fígado de uma substância (IGF-1) que, por sua vez, promove aumenta a multiplicação das células da pele e aumenta a liberação de hormônios, que estimulam na pele a produção de sebo. Alimentos ricos em gorduras saturadas como as carnes gordas, presuntos, linguiças, salames

NUTRIÇÃO FUNCIONAL E A SAÚDE DA MULHER

A alimentação é importante para todos os seres humanos, porém as mulheres possuem particularidades, devido as questões hormonais ligadas a capacidade de gestação e a composição corporal diferenciada. As necessidades também mudam ao longo da vida, conforme a fase de crescimento ou adulta, bem como a gestação, amamentação, menopausa e melhor idade. A Importância da alimentação se inicia no período pré-conceptivo e se estende em cada etapa da vida. A alimentação pode e deve ser uma aliada em todas as fases, principalmente na gestação, fase esta em que há necessidades de mãe e bebê, priorizando uma gestação saudável e garantindo que o bebê seja provido de todos os nutrientes para sua formação e desenvolvimento. Muitos estudos já mostram que além desta fase, o bebê carrega as heranças genéticas dos pais, o que influencia em sua composição corporal e até presença ou não de obesidade e doenças crônicas até a vida adulta – daí a importância da saúde da mulher deste a preconcepção. Meninas ta

Se você vai cair na folia no carnaval tem que cuidar da alimentação!

Como você vai está no meio de multidões, é sempre bom se proteger com nutrientes antioxidantes, você estará protegido contra gripes e outras viroses comum nessas ocasiões . Faça um mix de  Vitamina C, Vitamina E e ômega 3. Faça um super suco de  acerola + laranja + limão + cenoura+1 castanha do Pará+1 colher de sopa de chia! Qualquer tipo de atividade física queima calorias e exige uma reposição. Pular carnaval é uma atividade física considerável. As calorias gastas devem voltar para o organismo de forma saudável, ou seja, através de alimentos nutritivos e frescos: saladas cruas e cozidas, carboidratos (arroz, massa, macarrão, batata,frutas etc.) e proteínas de fácil digestão. O ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas, mas, se não for possível, é recomendável tomá-las com bastante moderação.  O álcool desidrata o organismo   e deixa o fígado debilitado ! Então se você for beber , facilite a vida do seu fígado: EVITE  SOBRECARREGA-LO COM ALIMENTOS GORDOS! E na rua , vale a

Você sabia que o mineral chamado silício é um dos doze elementos principais da composição dos organismos vivos.

Pois é , ele está presente  em certos alimentos. Contudo com a correria  do dia fica muito difícil  extrair da alimentação a quantidade necessária de silício para o funcionamento ideal do corpo, além do que uma nutrição desequilibrada dificulta a absorção nesse nutriente importante. O que será que o silício faz no meu corpo? No cabelo  colabora para fortificar , hidratar e reestruturar os fios, contribuir para diminuição da quebra  e promover elasticidade e brilho.Estudos recentes realizados demonstram que cabelos com maior concentração de silício apresentam  menor índice de queda capilar e mais brilho , já que o silício aumenta a síntese e a compactação de queratina. Nas unhas ajuda a promover o fortalecimento , contribui para diminuir  quebras  , além de favorecer a melhora na aparência geral ( claridade e uniformidade). Unhas macias e quebradiças podem indicar deficiência sistêmica de silício. Esse mineral também auxilia no aumento  da proteção  contra infecções ungueais, atrav

O que é Nutrição Funcional?

Atire a primeira pedra quem nunca tentou uma dieta rápida e milagrosa do tipo “Emagreça cinco quilos em uma semana com a sopa mágica”. De fato, todas essas matérias e artigos sobre dietas da moda chamam a atenção. Principalmente porque, na maioria das vezes, procuramos soluções imediatas para nossos problemas. Infelizmente, essas dietas não são efetivas em longo prazo e muito menos oferecem todos os nutrientes necessários que precisamos. Portanto, se elas não funcionam, como fazer para perder os quilinhos indesejáveis? A verdadeira resposta está na reeducação alimentar. E isso todos nós já estamos cansados de saber. A novidade fica por conta da Nutrição Funcional, que vem ganhando cada vez mais adeptos e pacientes à procura da saúde. Com o intuito de cuidar do equilíbrio do organismo, a nutrição funcional começou a ser difundida para ajudar nos sintomas e prevenir doenças comuns, que antes eram tratadas apenas com medicamento. Através de uma dieta funcional, é possível tratar